Tutoriais » 2x2x2 » Método Ortega

Esse é o método mais comum para resolução específica do 2x2x2.
O método foi originalmente criado para resolver o 3x3x3. Nele, ao contrário do método Fridrich, resolve-se primeiro os cantos, em vez dos meios. Como o cubo 2x2x2 é um cubo feito só de cantos, o método aplica-se com grande eficácia.Se você não monta o 3x3x3, sugerimos começar por ele, pois não entraremos em muitos detalhes de termos, notações e métodos básicos aqui.
Passo 1: Orientar a primeira camada Essa etapa, pra quem já monta o 3x3x3, não apresentará grandes desafios. O objetivo aqui é orientar toda a primeira camada, não sendo necessário se preocupar com o posicionamento. A permutação será executada junto com a segunda camada, na etapa final.

Caso não saiba como resolver os cantos visite o tutorial do cubo 3x3 antes de prosseguir.
Passo 2: Orientar a segunda camada Nesta etapa iremos orientar a segunda camada, de forma que o cubo fique com a face de baixo e a de cima completas.
Procure identificar cada caso e aplicar o algoritmo correspondente. Os quadrados em cinza representam o adesivo já orientado corretamente, e as linhas representam os adesivos não orientados, que aparecem nas faces adjacentes. Os algoritmos utilizados são estes:


R2 U2 R U2 R2

F ( R U R' U' ) ( R U R' U' ) F'

F ( U R U' R' ) F'

( R U R' U' ) ( R' F R F' )

( R' U' R U' ) ( R' U2 R )

( R' U2 ) ( R U R' U R )

L F' L' F D R U' R'
Passo 3: Permutar a última camada Esta é a última etapa do método, onde são feitas todas as permutações necessárias.
O segredo aqui é o reconhecimento de cada caso. Para tal, você deverá procurar pares corretos na camada de baixo e na camada de cima. Junto a cada algoritmo aparece uma breve explicação sobre seu reconhecimento.

Lembre-se que muitas vezes você precisará manipular o cubo pra chegar a um determinado padrão. Por exemplo, juntando dois pares através de U ou U2, ou, no terceiro caso, girando o cubo de ponta-cabeça, caso o par esteja na camada de baixo. Ao fim de alguns algoritmos talvez seja necessário também algum ajuste, novamente, através de U ou U2.

R U2 R’ U’ R U2 L’ U R’ U’ L

R U' R' U' F2 U' R U R' D R2

R U' R F2 R' U R'

R2 F2 R2

(R2 U R2 U) D (R2 U R2)



Comente o que achou desse tutorial e recomende para seu amigos: