![]() ![]() |
Jul 10 2010, 12:44 AM
|
|
|
3x3x3 ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 200 Registrado: 22-October 08 De: Brasília-DF Membro N°: 383 |
Campanha "Eu sei escrever!", no forum Cubo Mágico Brasil
Bem, depois dos acontecimentos recentes, e depois de literalmente não conseguir entender o que alguem quis dizer num tópico estou lançando essa iniciativa aqui que peguei de outro forum que participo. Afinal, pessoas que montam o cubo mágico são tidas pelos outros como pessoas inteligentes e com um diferencial intelectual. Sem contar que ninguem é obrigado a ficar tentando decifrar texto mal escrito dos outros. Um dos maiores problemas existentes na internet é a forma deficiente como a escrita é utilizada. O internetês, o miguxês, e outros "ês" se tornaram tão graves que estão atrapalhando até fora do computador. Pensando em manter um nível de escrita um pouco mais alto no fórum, nos estamos lançando a campanha "Eu sei escrever"! Minha proposta não é fazer os usuários escreverem bonito, e sim, escreverem certo, focando em alguns pontos importantes listados abaixo. 1- Evitar o uso de abreviações desnecessárias. É necessario definir o que é ou não necessário. Usar um "pq", "vc" ou "hj, é aceitável, ja que são expressões comuns e muito usadas. Algo como "ksa", que é mais para enfeite, ou "qr" (quer), tornam dificil o entendimento do texto. O uso de um "flw" como despedida também é aceitável. 2- Estar atento à concordância das frases. É difícil conseguir que as pessoas entendam o que você está escrevendo quando se comete erros de concordância. Empregar corretamente o plural, formas verbais, entre outras, facilita muito a compreensão do texto. 3- A importância da pontuação do texto. Um texto sem pontos ou virgulas, que nunca dá uma pausa, além de ser algo muito irritante, é impossível de ler. Se você posta algo longo, por exemplo, e não usa nenhum tipo de pontuação, é bem provável que não terá muitos leitores. Por isso, atenção na hora de pontuar. 4- Evitar blocos enormes de texto Se você está escrevendo um post de tamanho maior do que o normal, procure dividi-lo em partes para facilitar sua leitura. Nada de blocos únicos de texto. Faça divisões em parágrafos. Também vale lembrar que postar coisas numa linha única, como em uma longa e irritante risada, quebra o layout do fórum, e torna difícil a leitura. 5- O uso de letras maiúsculas Frases e nomes próprios devem começar sempre com letra maiúscula. Sua ausência é tolerável, mas seu uso enriquece a escrita. Porém, procure evitar escrever palavras ou frases inteiras em maiúscula dentro de seu post. Para destacá-las do texto, existe as funções Negrito e Underline. Posts cujo conteúdo ou título sejam escritos em maiúsculo são intoleráveis. 6- Revisão do texto Depois de escrever seu post, faça uma pequena revisão! Varios erros ou problemas, seriam evitados assim. Mantenha esse hábito, e aumente a qualidade de seus posts! 7- Textos Estilo "Versinho" Evite escritas seguindo um padrão que dificulte a leitura (espaçamentos demasiados entre as linhas, prejudicando assim a continuidade do raciocínio os chamados “versinhos”, por exemplo) 8- Espaço após a pontuação Coloque um espaço em branco após a pontuação ou a vírgula, isso auxilia a visualização e compreensão do texto. Se você apoia, ajude a divulgar dentro do fórum colocando na sua assinatura com o link para esse post! ATENÇÃO: É importante dizer que essa campanha é voltada para a conscientização dos usuários. Para evitar flames e discussões de "donos da verdade", pedimos que evite corrigir outro usuário publicamente. Se quiser faça-o por MP. Este post foi editado por Bruno Souto: Jul 12 2010, 12:25 AM -------------------- Campanha "Eu sei escrever!", no fórum Cubo Mágico Brasil!
|
|
|
|
Jul 10 2010, 01:05 AM
|
|
![]() 1x1x1 ![]() Grupo: Membros Posts: 42 Registrado: 20-March 10 De: Vitória ES Membro N°: 1.665 |
Apoio total à campanha
Só não sei se coloquei certo o link na assinatura -------------------- Não sabendo que era impossível, ela foi lá e fez.
Campanha Eu sei escrever no fórum Cubo Mágico Brasil |
|
|
|
Jul 10 2010, 11:07 AM
|
|
![]() 4x4x4 ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 641 Registrado: 5-June 09 De: fortaleza Membro N°: 1.042 |
apoio total também, realmente é algo necessário!
-------------------- |
|
|
|
Jul 10 2010, 01:05 PM
|
|
![]() 3x3x3 ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 412 Registrado: 28-January 10 De: Porto Seguro - BA Membro N°: 1.560 |
Gostei, ainda mais eu que só escrevo certo.
Se alguém escrever qualquer coisa errado eu vou puxar o pé. Ainda bem que no navegador Google Chrome se a gente escrever algo errado ele corrige logo com uma linha vermelha embaixo da palavra. ------- QUOTE Depois de escrever seu post, faça uma pequena revisão! Varios erros ou problemas, seriam evitados assim. Mantenha esse hábito, e aumente a qualidade de seus posts! Humm... Início à campanha! Faltou um acento. Este post foi editado por Lelο: Jul 10 2010, 01:16 PM -------------------- |Lelo's Speedcubing current status:
| La maison est a moi, ces't a vu d'en sortir. |3x3x3: |Best time yet: 15.49 (PLL SKIP) |Best AVG of 5: 17.99 |Best AVG of 12: 19.83 |Current Main Cube: YongJun 1st Gen |4x4x4: |Best time yet: 1:25.49 (PLL PARITY) |Best AVG: 1:40.16 No, no one is more than me, and I ain't more than anyone. Everybody wants to rule the world, but nobody wants to follow the law. Don't do what they do, only act as the Lord want you to do so. As I told ya, do what He say, be a god's soldier. 'Cause Yeshua Hamashia's the Messiah Participe da campanha "Eu sei escrever!", e mostre que você não é beócio. |
|
|
|
Jul 10 2010, 02:03 PM
|
|
![]() 4x4x4 ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 500 Registrado: 6-October 08 De: Vitória - ES Membro N°: 224 Perfil WCA |
Apoio a campanha sim! Vai ajudar bastante a ler os tópicos quando eles forem escritos corretamente!
OBS.: QUOTE Campanha "Eu sei escrever!", no forum Cubo Mágico Brasil -------------------- 3x3 single: 10.38(no lucky)
Best avg of 12: 15.45 Campanha "Eu sei escrever!", no Fórum Cubo Mágico Brasil! |
|
|
|
Jul 10 2010, 02:49 PM
|
|
![]() 3x3x3 ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 167 Registrado: 18-January 09 De: São José do Rio Preto / Itapira SP Membro N°: 749 Perfil WCA |
Apoio total à greve..ops... à campanha!
Escrever certo é um dever de todo cidadão( ou pelo menos tentar...) Nem que demore um pouco mais pra escrever eu acho importante essa consciência que deixa o fórum mais "apresentável". Abraços !! "Eu sei escrever!", no Fórum Cubo Mágico Brasil! Este post foi editado por Ronan Jorge: Jul 10 2010, 02:50 PM -------------------- " O pop não poupa ninguém!", Engenheiros do Hawaii falando sobre o cubo mágico.
"Um das minhas melhores franquias!", disse "O Diabo" sobre São José do Rio Preto. |
|
|
|
Jul 10 2010, 03:24 PM
|
|
![]() 3x3x3 ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 412 Registrado: 28-January 10 De: Porto Seguro - BA Membro N°: 1.560 |
Nem que demore um pouco mais pra escrever eu acho importante essa consciência que deixa o fórum mais "apresentável". Eu demoro o mesmo tempo pra escrever como no MSN e pra escrever certo e com acentos... Para escrever "não" eu uso o mesmo tanto de teclas pra escrever "naum", então, acho que não faz diferença. Este post foi editado por Lelο: Jul 10 2010, 03:24 PM -------------------- |Lelo's Speedcubing current status:
| La maison est a moi, ces't a vu d'en sortir. |3x3x3: |Best time yet: 15.49 (PLL SKIP) |Best AVG of 5: 17.99 |Best AVG of 12: 19.83 |Current Main Cube: YongJun 1st Gen |4x4x4: |Best time yet: 1:25.49 (PLL PARITY) |Best AVG: 1:40.16 No, no one is more than me, and I ain't more than anyone. Everybody wants to rule the world, but nobody wants to follow the law. Don't do what they do, only act as the Lord want you to do so. As I told ya, do what He say, be a god's soldier. 'Cause Yeshua Hamashia's the Messiah Participe da campanha "Eu sei escrever!", e mostre que você não é beócio. |
|
|
|
Jul 10 2010, 04:35 PM
|
|
![]() 1x1x1 ![]() Grupo: Membros Posts: 21 Registrado: 2-October 09 De: João Pessoa - PB Membro N°: 1.309 |
Bom, acho interessante a idéia, mas é bom entender o seguinte: uma coisa é tentar fazer com que o fórum fique "bonitinho" com os posts e comentários escritos de maneira mais clara e tal.
Outra coisa bem diferente é sair corrigindo todo mundo. Nem sempre a pessoa ta de bom humor, ai uma simples correção pode gerar posts e mais posts de discussão. (né não bruno? Enfim, como diria o grande poeta "OTÁVIO MESQUITA" NUM CORREGE QUI APIOREIA, kkkkkkkkkkkk -------------------- |
|
|
|
Jul 10 2010, 05:17 PM
|
|
![]() Administrator ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Administrador Posts: 3.446 Registrado: 2-May 08 De: Brasília - DF Membro N°: 1 Perfil WCA |
Eu demoro o mesmo tempo pra escrever como no MSN e pra escrever certo e com acentos... Para escrever "não" eu uso o mesmo tanto de teclas pra escrever "não", então, acho que não faz diferença. Acho dependendo da pessoa, demorara mais prá escrever errado, principalmente quem não tiver a "criatividade" prá colocar um "ss", "ç" ou "x" onde não é prá ser. Quando eu não souber como escrever alguma coisa, o normal é ir atrás de algum dicionário online prá pesquisar. O fórum realmente está bem bagunçado em relação a isso, talvez esteja até relacionado de alguma forma com a ausência que venho reparando de alguns membros que participavam mais, antigamente. Eu apoio a campanha, mas concordo com o Emerson que pode gerar posts de discussão, desviando o assunto do tópico. Sugiro que se for para corrigir alguém, faça assim: dá um reply na pessoa, e no texto citado, corrija e destaque como eu fiz nesse post, como exemplo. Mas só faça isso se realmente tiver algo a acrescentar em relação ao assunto do tópico, e não da correção gramatical. E cá prá nós, uma coisa é não colocar acento em alguma palavra ou esbarrar na letra do lado no teclado (o que dá prá gente ver que foi sem querer/pressa, e ainda releva porque pode acontecer conosco), outra coisa é escrever "abrassaraum", em vez de "abraçarão", por exemplo. -------------------- Campanha "Eu sei escrever!", no fórum Cubo Mágico Brasil!
|
|
|
|
Jul 10 2010, 06:29 PM
|
|
![]() 3x3x3 ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 213 Registrado: 21-July 09 De: rio de janeiro Membro N°: 1.148 Perfil WCA |
QUOTE outra coisa é escrever "abrassaraum", em vez de "abraçarão", por exemplo. kkkkkkkkkkkkk,eu ri bom apoio tb eu apenas uso post coom girias tipo pq,vc,nao(sem o ~),sim e pra nao botar a acento eu boto sempre eh,ateh coisas do tipo mas vcs tem a minha colaboraçao -------------------- 2x2 avg of 12:2.31 and avg of 5:1.95
|
|
|
|
Jul 10 2010, 10:09 PM
|
|
![]() 2x2x2 ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 137 Registrado: 11-March 10 De: São Bernardo do Campo-SP Membro N°: 1.652 |
O internetês faz parte do conflito de gerações.
Tento sempre escrever da melhor maneira possível, pois senão minha finada professora de português "se vira no túmulo", coitada ! Vou aderir a campanha. -------------------- Campanha "Eu sei escrever!", no Fórum Cubo Mágico Brasil
visite meu site: https://sites.google.com/site/gordinhoadesivos/ |
|
|
|
Jul 10 2010, 10:10 PM
|
|
Eu sinto agonia quanto escrevo "vc", "hj", e coisas do tipo, até no MSN eu escrevo tudo certo.
-------------------- |Lelo's Speedcubing current status:
|
|
|
Jul 10 2010, 10:28 PM
|
|
![]() 3x3x3 ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 385 Registrado: 5-February 10 De: Vila Velha-Espirito Santo Membro N°: 1.589 Perfil WCA |
Olha acho a iniciativa muito boa. Porém acho essas "regras" muito rigidas.
Caramba agente está se comunicando pela internet, um meio de comunicação rapido. Querendo ou não esses erros de português e as abreviações vão fazer parte desse estilo de comunicação rapido. Bruno sinceramente voce exagerou demais. Cara agente esta em um fórum e não em uma prova de vestibular. Eu acho que não precisa dessa coisa toda. Só do bom senso de cada um. Acho que o post de cada um não precisa ter tudo certinho. E sim ter uma liguagem que todos entendão sem precisar ler mais de uma vez. QUOTE Eu sinto agonia quanto escrevo "vc", "hj", e coisas do tipo, até no MSN eu escrevo tudo certo. Legal Lelo, quer um balão?? affs da raiva de você faz post que nem precisar ser postado.... EDIT: eu tenho preguiça até de revisar minha prova de português se acha que vou revisar um post?? Este post foi editado por João Pedro Terreiro: Jul 10 2010, 10:30 PM -------------------- FULL FRIDRICH!!
Cubista desde: 30/12/2009 3x3 single: 12.46(non lucky) avg of 5: 16.58 avg of 12: 17.76 avg of 100: 19.32 Veja reviews de varios puzzles ;D |
|
|
|
Jul 10 2010, 10:39 PM
|
|
affs da raiva de você faz post que nem precisar ser postado.... EDIT: eu tenho preguiça até de revisar minha prova de português se acha que vou revisar um post?? Ainda bem que na área OFF-Topic não conta os posts, então não há desculpa de que postei só pra aumentar meu postcount, e ainda bem que eu escrevo sem olhar pro teclado, então nem preciso revisar o post antes de postar porque na mesma hora que digito eu percebo o erro de ortografia que cometi. Mas realmente acho que eu postei sem necessidade nenhuma, podia ter só editado o post anterior, desculpe-me... Edit... Este post foi editado por Lelο: Jul 11 2010, 01:09 AM -------------------- |Lelo's Speedcubing current status:
|
|
|
Jul 10 2010, 11:04 PM
|
|
![]() 1x1x1 ![]() Grupo: Membros Posts: 48 Registrado: 31-October 09 Membro N°: 1.365 |
Apoio a campanha, mas tb un erinho ou otro da pa tolra neh (também um errinho ou outro da para tolerar)? To brincando, mas erros por escrever depressa ou algo do genêro é bem tolerável.
Só presta atenção nisso: escrever em letra MAIÚSCULA é tolerável sim, pois existe na nossa língua uma coisa chamada ...¹ que diz que podemos usar letra MAIÚSCULA, negrito, itálico, etc... para poder destacar certa palavra, título ou frase. ¹ Eu nao sabia o nome dessa regra. Este post foi editado por Renato: Jul 10 2010, 11:04 PM -------------------- Averages:
40.00s [x] 30.00s [x] 20.00s [x] 16.xxs [x] sub 15 [x] Owned!! sub 10 [ ] Um pouco longe mas chego lá! |
|
|
|
![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 8th September 2010 - 11:12 AM |