Antonio Bill

Membros
  • Total de itens

    822
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Antonio Bill postou

  1. Modificações caseiras no 3x3x3 e afins

    Segue uma modificação simples que vi no Facebook feita pela usuária Luisa Melo. Basicamente é o 3x3x3 sem cantos. A técnica é apenas cortar as peças de canto, lixar adequadamente o mecanismo de encaixe do canto se necessário. Encaixá-los de volta aos seus lugares e aproveitar os adesivos das peças cortadas. O resultado fica bacana. Os cantos na verdade estão ai, só que ocultos. Esse é o vídeo tutorial que ela seguiu para deixar mais didático: Alias, acho que já até comentei aqui. Existem vários canais latinos de modificações , esse acima é um deles.
  2. Bom, já existem alguns tópicos de modificações específicas feitas aqui no fórum. Um exemplo legal é o 3x5x5 do Luís Felipe Hartmann (um dia chego nesse nível). Porem este tópico aqui é mais uma versão “modpobre” de cubos rsrs. Quem quiser pode colocar fotos das pequenas ou grandes modificações que fizeram em seus cubos pra criar desafios diferentes. A maioria eu vi na internet e fiz em cima de um cubo barato de feira. São modificações bem conhecidas até, mas que podem inspirar quem está começando no mundo do cubo e já quer experimentar algo alem do padrão sem gastar muita grana. Começando pelos “stickermods” (modificações baseadas nos adesivos ou somente superficiais). Obs.: Não usei adesivos de cubos propriamente ditos, usei adesivo colorido de papel que eu tinha em casa mesmo e depois passei fita adesiva ou papel contact. Não sei os nomes por isso fui inventando: Diagonais: Esse é legal por já apresentar algumas paridades envolvendo os meios. São 4 cores no cubo e cada cor tem 3 meios idênticos, o que pode deixar um desorientado sem notarmos. 4 pares :Esse confunde bastante pelas peças parecidas também, apresentando todo tipo de “paridade”. Cada cor tem dois cantos iguais. Os meios, apesar de terem duas cores, têm seus “irmãos gêmeos” e podem estar trocados e invertidos. O desafio de fazer a ultima camada me embanana até hoje. Ainda mais que os centros desorientam também. Caindo até em um que aparece apenas um centro virado em 90 graus (devido a dois cantos e dois meios estarem trocados). Cubo Ilusão (cube ilusion): Esse é mais uma “brincadeira”. Possui dois estados de resolução dependendo se você aplica o padrão xadrez ou não. Um assim: Outro assim: Cubo calendário: Auto-explicativo, apenas peguei a idéia do que já existia e adaptei pro português brasileiro que por sorte deu certinho. Diagonal stickerless: yeap , um stickermod de um stickerless, quase uma paradoxo. Obs.: Pode ser feito com as peças de um cubo apenas, é desmontar e remontar. Esse confunde desde o inicio da resolução, mas com o tempo é fácil pegar o padrão dos meios de cada face. Cubos para iniciantes (Arestas e Uma camada): Ótimo para incentivar e desinibir pessoas com o cubo mágico, praticamente todo intuitivo. Cubo fluorescente: Esse está inacabado. A idéia era fazer alguns desenhos bem loucos pra brilhar no escuro. E no claro eu queria que não desse pra ver direito o desenho, meio que pra ele se revelar somente no escuro mesmo, e por isso pintei com marca texto o resto do cubo. Porem, foi difícil achar adesivo fluorescente e acabei achando somente um com desenhos pré feitos que não me ajudaram nada na hora de recortar... No final fiz apenas um teste bobo num dos lados. Ainda estou bolando como vou recortar tudo. Bom, no próximo post eu coloco os shapemods (leves modificações no formato).
  3. Fórum atualizado! versão 4.1.1.1

    Oi Carlos, não sei se é algo geral. Mas uma garota lá no facebook me disse que não conseguiu se cadastrar no fórum. Ela falou : " Tentei me inscrever no fórum, mas tá dando erro pelo Facebook e quando eu crio uma conta n chega e-mail p confirmar a conta. ". Pode ser algo com o e-mail dela. Mas em todo caso, só aviso para que você possa testar com outras pessoas pra ver se isso é geral.
  4. Teste "Explosivo" com cubos 3x3

    Vai ser bom pra testar se a película protege...
  5. Novas aquisições cubísticas

    Dois parecidos..... mas só na aparência mesmo... SQ WitEden 2x2x4 e Camouflage 2x2x3 versão 2
  6. Imagens "cúbicas"

    Rumo à página 100... Essa é minha cara quando vejo um adesivo torto ou soltando. Se bem que no caso do cubo acima parece não ter adesivos.
  7. Ola cubistas

    Bem-vindo, passeie pelo fórum e fique a vontade. Mesmo sem um grande movimento, vai ter muito proveito aqui.
  8. Charada

    Essa charada está difícil mesmo rsrsr " Não conseguimos localizar o item que você está tentando visualizar Código do erro: 2S328/1 "
  9. Novas aquisições cubísticas

    Bom, esse não é exatamente um puzzle. Mas podemos considerar como um 1x1x3 em forma cúbica... Cubo Spinner. (Aliexpress) É um cubo feito de metal na cor preta (tem outras cores e versões de plástico se não me engano), e ele possui um ímã para manter as duas partes do eixo unidas. Pois é, me rendia moda atual, porem comprei o único fidget spinner que realmente interessa pra um cubista rsrs. E claro que adesivei de acordo. Existem atualmente alguns que já são vendidos adesivados. Porem como eu já tinha adesivos em casa, achei mais barato e interessante "fazer" o meu. Em vez de mais fotos, deixo um vídeo ...
  10. Novas aquisições cubísticas

    Dessa vez dois com engrenagens (via Aliexpress): Gear Mixup Cube e Mastermorphix Gear O Gear Mixup Cube veio com dois sets de adesivos. Acabei na verdade fazendo uma mistura dos dois e colei no esquema padrão. Gostei por darem essa opção.
  11. Novas aquisições cubísticas

    Duas aquisições iguais somente por fora .... Octaedro truncado face turning (Aliexpress) Dayan Jewel Skewb ( SB Cubos ) No Octaedro face turning, como o próprio nome sugere, gira por suas faces. Tendo a mecânica bem diferente do puzzle ao seu lado ( Dayan Jewel Skewb ) que gira em torno das "pontas" que estão truncadas. O face turning é bem mais difícil que o Jewel, que por sua vez é bem trivial. Nessa ultima foto o Dayan Jewel está com adesivos brancos, mas no mesmo dia eu devidamente troquei por pretos (vide a penúltima foto). Como a regra da boa estética manda. Obs.: Alias, ambos puzzles tem o formato igual ao do Dayan Gen 1 que tenho aqui (ver na metade da página 21 deste tópico). Porem o Gem 1 gira pelas arestas e tem um tamanho maior. O legal é que são 3 puzzles iguais no formato por fora, mas bem diferentes na mecânica interna.
  12. Modificações caseiras no 3x3x3 e afins

    Apenas pra tirar a poeira do tópico... Um modificação de adesivos (bem manjada e fácil de fazer até) no 3x3x4 cúbico. Uma vez que eu já tenho um 3x3x4 padrão, quis dar uma diferenciada nesse outro. Além da aparência de “muro”, confunde um pouco na hora de resolver. Ou seja, aquela confusão saudável e divertida que a mente precisa. Obs.: Nem postei aqui, mas nos dois vídeos anteriores do meu canal eu fiz demonstrações de trocas de peças entre 3x3x4, 3x3x5, 3x3x7 e um Roadblock. Não coloquei aqui por ser apenas trocas simples de peças, mas vale a curiosidade de ver que "novas mecânicas" podem surgir disso. E tenho algumas ideias estapafúrdias de modificações em andamento pro futuro... o problema é que vou mais lento que uma tartaruga, mas vou indo... rs
  13. Imagens "cúbicas"

    Arte de Ben Jennings
  14. Novas aquisições cubísticas

    Dessa vez dois cuboides. 3x6x6 “padrão” (WitEden - com as camadas levemente achatadas) - (Aliexpress) 4x5x5 Preto (Ayi) – (Mercado Livre) Os dois são bons. O 3x3x6 gira muito bem, melhor do que eu esperava por ser um modelo antigo. E por “padrão” eu quero dizer que é o cuboide que estamos acostumados a ver, que não se deforma. Então não confundir com o que foi lançado recentemente que parece um 3x6x6, mas que na verdade é um 3x3x5 com uma camada extra (mecânica diferente). O 4x5x5 gira bem também, sem travamentos. Estou bem satisfeito com os dois. Uma historinha sobre entregas:
  15. Me ajudem

    Normalmente sim. Depois quando chega, ai normalmente o carteiro que está habituado com a região rural que entrega. Mas relaxe, pois a fase mais demorada é quando chega na alfândega. As vezes demora pra chegar no correio em si.
  16. É bem isso que o filipemtx postou. Eu não treino speed, então é bom procurar dicas com que pratica essa modalidade em campeonatos.
  17. Novas aquisições cubísticas

    Verdade. Eu poderia dizer que estava me referindo de dentro pra fora, mas me confundi mesmo. Valeu.
  18. Novas aquisições cubísticas

    Mais 4 aquisições (todos Aliexpress): Prisão de madeira (não sei nome certo) 3x3x3 translúcido 3x3x3 côncavo Convexo stickerless (também chamado de 3x3x3 Pillow) "Estrela" de madeira em 12 peças Bom, os dois 3x3x3 foi mais por mera curiosidade estética. A estrela de madeira em 12 peças confunde bastante pra montar. Já a prisão de madeira é mais fácil do que parece. Demorei mais pra descobrir como desmontar e montar o mini puzzle que veio dentro dela, ainda mais porque estava apertado. Na foto abaixo, está o mini puzzle à esquerda. Devidamente desarranjados: Ah sim, a "prisão de madeira" também dá uma bela base para cubos...
  19. Olá. Falando de modo livre digamos que 95% do Megaminx é resolvido com algoritmos do 3x3x3. E não precisa saber nada avançado. Na ultima camada tem alguma coisa mais diferente pra agilizar. Eu mesmo sempre resolvo de maneira básica. Existem vários tutoriais por no youtube, muitos em português até (Rafael Cinoto, Cubo Vício etc etc só pra citar referencias) , então acho que você não encontrará dificuldades. No mais, se em algum momento, se você quiser ficar mais avançado, tem um pdf interessante que vou deixar o link: http://www.kungfoomanchu.com/guides/andy-klise-megaminx.pdf Mas como eu disse, não tem necessidade dele. Na verdade acho que eu nem devia deixá-lo pra você agora, pois olhando pode assustar... sendo que você não precisa da maioria deles.
  20. Novas aquisições cubísticas

    Fiz exatamente isso. Aproveitei o formato dos puzzles e coloquei os pregos na parede de forma que eu pudesse tirá-los puxando pra cima e pra frente... Porem, como a cabeça dos pregos que eu usei eram quase inexistentes, usei um artifício. Recortei pequenos quadrados de plástico (aqueles que são usados nas caixas de outros puzzles as vezes) e perfurei com o prego antes, para ele ficar de apoio e o Puzzle não ter perigo de cair pra frente. No Mini Geranium Plus eu usei um plástico mais duro (de capa de CD) no prego de cima. Recortei um retângulo maior, funcionando como uma alça giratória... Pois o formato dele não possibilitou eu usar o esquema dos 4 pregos. Se os pregos tiverem a cabeça maior ou forem no formato de ganchos ou algo assim, ai creio que não precisa disso. Enfim, até o momento deu certo aqui e nenhum caiu . Obs.: Num futuro próximo eu pretendo fazer um vídeo somente com embaralhamento desses puzzles, ai no início vou mostrar eles sendo retirados da parede. Talvez saia esse mês... (estou bem enrolado pra fazer vídeo rs).
  21. Novas aquisições cubísticas

    Nesse mês de Maio que fiquei sem postar nada, chegaram quase todas as encomendas. Por isso seguem as aquisições aos poucos em grupos: Dayan Gem 8 - stickerless Crazy Comet 3x3x3 Super Mixup Cube Os dois primeiros eu comprei na Aliexpress e o ultimo foi pela Cubezz. Ainda não tenho certeza, mas esse Dayan Gem 8 parece ser o mais fácil da família das Gemas. Ainda preciso comprar o Dayan Gem 5 para conferir. O Crazy Comet parece que pode se bloquear durante o embaralhamento, mas na verdade ele é facilmente “desbloqueável” a qualquer momento. Gostei muito do visual dele. E 3x3x3 Super Mixup Cube é bem divertido (ainda estou resolvendo ele). Apesar de complexo ele ainda parece uma versão simplificada se comparado aos outros puzzles da família Mixup de ordem maior. Todos os três são bem legais e estimulantes a sua maneira. Possuem giros bons, sem grandes travamentos ou pops. Recomendo.
  22. Imagens "cúbicas"

    Capa de um disco de 1981 de um grupo de humor britânico. obs.: E sim, eles tem uma música dedicada ao cubo mágico rs. Procurem por " The Barron Knights - rubik " no youtube.
  23. Velho e novo!

    Então bem-vindo de volta.
  24. Terror in resonance

    Pesquisei rapidamente e parece interessante. Mas eu sempre espero terminar pelo menos uma temporada ou duas para assistir algo. Talvez no futuro eu volte aqui para comentar rs. Obs.: No momento estou assistindo Vikings, que apesar de ser outro tipo de produção, também tem seus protagonistas violentos, intrigantes e questionáveis...