Gabriel Dechichi

Como Resolver o Cubo 4x4x4

45 posts in this topic

eu já fiz esse tutorial tem um tempão mas só agora que eu me toquei que era bom postar xD

Primeira Parte - Introdução e Centros

Segunda Parte - Meios e Paridades

Posteriormente farei um video com todos os métodos pra Edge paring que eu sei

e um com dicas pro 3-6-3

e um com dicas de como fazer os meios mais rapido

Edited by Gabriel Dechichi

Valeu cara. Tava procurando um tutorial desses(apesar de ter um no fórum bom) pro meu 4x4 que vai chegar(devia tá aqui hoje mas...).

Vou ver os vídeos agora e depois tentar com o cubo.

Uma perguntinha: é muito difícil fazer o meios?

Valeu

Edit--

Uma coisa: na descrição do vídeo você escreveu "dought", se for o que eu estou pensando(dúvida), é "doubt".

Valeu de novo

Edited by 'Marcelo

n é dificil n no começo parace complicado mais depois vc logo engrena

Valeu cara. Tava procurando um tutorial desses(apesar de ter um no fórum bom) pro meu 4x4 que vai chegar(devia tá aqui hoje mas...).

Vou ver os vídeos agora e depois tentar com o cubo.

Uma perguntinha: é muito difícil fazer o meios?

Valeu

Edit--

Uma coisa: na descrição do vídeo você escreveu "dought", se for o que eu estou pensando(dúvida), é "doubt".

Valeu de novo

não é difícil não, é tranquilo

eu expliquei devagarzinho tentando fazer o mais simples possível e tentando mostrar o raciocínio

é tudo muito tranquilo, relaxa que vc pega fácil

to brincando de 4x4 tbm.... chegou ontem, e só hoje fui mexer nele.. (nao largava mais do mirror ahuahu).

cara legal o tuto, vi agora depois q consegui resolver ele, senão não teria graça nenhuma....

levei acho q uns 40 minutos pra resolver... tentei usar a movimentação do 3x3, de começo foi chato arrumar os "edges" e depois empaquei na 3 camada... até que descobri como buscar a danada da peça...

e foi então que descobri a tal paridade... e que meleca, mandei o cubo ir a paridade q o pariu... vai eu montar denovo...e como era mesmo q eu buscava a peça da 3 camada???? acabei lembrando.. e finalmente 4x4 resolvido uhhuuuu

parabens ai...

EDIT

Acabei de ver o resto do video, ficou legal...

OFF algo estranho e muito louco, foi depois q fiquei um bom tempo com o 4x4, e fui mexer no 3x3.... O 3x3 ficou pequeno e com as peças gigantescas ahuahuah que ilusão de otica legal...XD

Edited by Jeff

OFF algo estranho e muito louco, foi depois q fiquei um bom tempo com o 4x4, e fui mexer no 3x3.... O 3x3 ficou pequeno e com as peças gigantescas ahuahuah que ilusão de otica legal...XD

Hahahahahaha...! É muito louco isso! Mas rola mesmo.

Uma vez fiquei resolvendo o Rubik's Ball, e quando peguei o cubo, ele parecia todo côncavo. Chegou a me embaralhar a vista e fiquei meio zonzo! rs.

isso acontece comigo fazendo 2x2+3x3+4x4 da quinta total flex hehee , por que eu comeco com o 3x3 depois o 4x4 e por último o 2x2 :D

isso acontece comigo fazendo 2x2+3x3+4x4 da quinta total flex hehee , por que eu comeco com o 3x3 depois o 4x4 e por último o 2x2 :o

ahh sei como é xD

quando vc faz um big cube e depois pega um menor da impressão que os quadradinhos do menor são maiores

se vc faz com um pequeno parece que os quadrados do grande são muito pequenos xD

quando vc faz um big cube e depois pega um menor da impressão que os quadradinhos do menor são maiores

se vc faz com um pequeno parece que os quadrados do grande são muito pequenos xD

Mas a verdade é que os cubinhos dos cubos maiores são mais pequenos do que os cubinhos dos cubos menores, não estou a ver qual é o problema. :)

shikamaru, que tem a diferença de tamanhos é obvio, porem.. eu estou acostumado com o 3x3.... pra mim é um tamanho normal...

peguei o 4x4 e depois fui de 3x3... o meu "normal" não estava mais normal, aparentemente meu cubo ficou menor e com as peças maiores, entendeu?

não estamos falando de problemas, e sim de curiosidade, nosso cerebro se habitua ao tamanho maior do 4x4 (ou outros) e de suas pequenas peças, de tal forma que quando voltamos para o 3x3, notamos uma enorme diferença...

Oi Pessoal,

Aqui vai meu primeiro post... :)

Sou de Boa Vista/RR, longe de tudo e todos :D , heuehuehue

Ganhei um cubo 4x4x4 meio "doidão", já faz um mês que venho tentando montar e não nd, então resolvi postar uma foto aqui e ver se alguem pode me ajudar...

Só está faltando ajeitar os meios...

24v30g4.jpg

Se eu aplicar um algoritmo normal(Ex: R' U R U (Rr)2 R'2 U2 (Rr)2 R'2 (Uu)2 (Rr)2 R'2 (Uu)2 U R' U' R) pra resolver esse caso, ele troca a posição dos centros deixando-os errados...

Não sei se fui claro... Mas, Se alguem puder me ajudar xD, Agradeço desde já!

Helber Weslley

isso sempre ocorre comigo, pra resolver eu troco o branco de lugar, monto ele em uma das lateras, as vezes resolve. ahuahua..

então mas afinal "como ocorre a paridade?" é por montar o branco em uma das laterais? é por juntar os edges de forma errada?

quem souber responde ai =P

vou fazer uns testes aqui.. vou montar certinho. . pintarei a parte interna com as cores corretas (no parafuso), e quando cair paridade eu vejo o que tá errado....

Eu creio que a paridade ocorre porque para resolver o 4x4 transformamos ele em um 3x3, sendo que dois meios do 4x4 equivalem a um do 3x3. E acho que você sabe que não é possível virar apenas um meio no 3x3(e no 4x4), mas se pode virar dois meios, que na resolução do 4x4 equivale a um meio do 3x3. E assim ocorre a paridade

Acho que está certo.

Edited by 'Marcelo

E ai Camarada Bl? Pelo que entendo vc quer trocar os dois meios ...Do Jeito que ta na foto vc faz:

(Rr)2 R'2 U2 (Rr)2 R'2 (Uu)2 (Rr)2 R'2 (Uu)2

e dispois vc faz o Pll...tenta ai

E ai Camarada Bl? Pelo que entendo vc quer trocar os dois meios ...Do Jeito que ta na foto vc faz:

(Rr)2 R'2 U2 (Rr)2 R'2 (Uu)2 (Rr)2 R'2 (Uu)2

e dispois vc faz o Pll...tenta ai

Adriano, esse seu algoritmo só funciona paraos cubos com os adesivos de só uma cor,...

Esse meu cubo cada adesivo tem mais de uma cor, então se mudar a posição deles, fica errado...

Ex: o centro da face do cubo é formado por 4 peças: 1 2 quando eu aplico o algoritmo, a posição das peças centrais muda, fica 4 2 deixando o cubo errado. ------------------------------- 3 4

1 3

Obrigado a todos que tentaram ajudar.

SocorroooOoOoOoO... Alguem me ajuda... heuehueuh

Helber Weslley

Edited by Helber Weslley F

Vou tentar te ajudar quando meu 4x4 chegar..

(Eu não sei muito mas vou tentar)

Na espera.

Helber pelo q entendi se usar o algoritimo o centro do cubo fica "girado" é isso? então use o algoritimo, e resolva como se resolve um 3x3 com desenhos... ou aplique esse algoritimo apos o cubo estar todo montado só com o centro girado

(R' U R' U') (R' U' R' U) (R U R2) Esse algoritimo troca os 3 edges de lugar, e gira o centro.. repita ele até os edges voltarem aos seus lugares.

Outra opção que eu uso pra consertar paridade, é montar o branco onde está o vermelho. (n quero aprender algoritimos, so do 3x3)

tenta ai..

Se for para trocar os meios sem mexer no centro...da para usar este algoritimo do 3x3 que troca 3 meios em sentido anti horario sem mexer nos centros...

M2 U M U2 M' U M2

tenta ai...

adriano, ele nao quer trocar 3 meios, quer arrumar a paridade nos edges (somente 2 ficam trocados) e quando ele usa o algoritimo pra resolver a paridade, o centro amarelo nesse caso, fica virado, vide cubos com desenhos, tipo princesas Ben10 ou disney..

então o q eu faço com esses cubos de desenhos é resolver normal, no final, o centro fica virado (tipo, a boca tá em direção ao cabelo) ai eu uso esse algoritimo (R' U R' U') (R' U' R' U) (R U R2) até conseguir arrumar.. ele troca 3 edges e gira o centro, como o centro tem 4 lados então ele vai parando em 1 posição diferente sempre que completa o ciclo.

qual é melhor? 3-6-3 ou 6-4-2?

Ambos são bons. Eu usei os 2 e gosto dos 2 jeitos.

Eu faço 3-6-3 porque eu tinha que me concentrar em algum jeito então acabei escolhendo este.'

Mas eu aconselharia ver tutorial dos dois jeitos e escolher o que vc mais gostar.

Ambos são bons. Eu usei os 2 e gosto dos 2 jeitos.

Eu faço 3-6-3 porque eu tinha que me concentrar em algum jeito então acabei escolhendo este.'

Mas eu aconselharia ver tutorial dos dois jeitos e escolher o que vc mais gostar.

mas entao, o jeito de fazer n é o mesmo e so muda na hr de organizar pra juntalos?

atualmente estou usando o 6-4-2, mas nunca da pra fazer 6-4-2 bonitinho, as vezes cai 5-4-3, etc..

mas entao, o jeito de fazer n é o mesmo e so muda na hr de organizar pra juntalos?

atualmente estou usando o 6-4-2, mas nunca da pra fazer 6-4-2 bonitinho, as vezes cai 5-4-3, etc..

Vou postar jaja(essa semana) um video mostrando como eu faço 3-6-3, e acho q vai dar para entender.

Mas realmente muitas vezes não cai certinho 6-4-2 como voce planeja,o jeito é acostumar com esses casos para voce nao ter q ficar pensando na hora.

A maoiria dos problemas do 3-6-3 ja me acostumei então pra mim nem da tanto problema.

Oi Pessoal,

Aqui vai meu primeiro post... :)

Sou de Boa Vista/RR, longe de tudo e todos :P , heuehuehue

Ganhei um cubo 4x4x4 meio "doidão", já faz um mês que venho tentando montar e não nd, então resolvi postar uma foto aqui e ver se alguem pode me ajudar...

Só está faltando ajeitar os meios...

Se eu aplicar um algoritmo normal(Ex: R' U R U (Rr)2 R'2 U2 (Rr)2 R'2 (Uu)2 (Rr)2 R'2 (Uu)2 U R' U' R) pra resolver esse caso, ele troca a posição dos centros deixando-os errados...

Não sei se fui claro... Mas, Se alguem puder me ajudar xD, Agradeço desde já!

Helber Weslley

Esse é o super 4x4! Se entendi o que quer fazer, pode fazer o algoritmo normal que falou e depois que bagunçar os centros você pode usar algoritmos chamados de comutadores para trocar só os centros de lugar. Tem isso no tópico de 4x4 vendado: http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=2035

O ciclo de centros é: (2R' 2D' 2R) U' (2R' 2D 2R) U.

dechichi. mtu bom o video, mas eu naum consegui entender o final, na parte das paridades. vc fez mtu rapido e eu naum consegui acompanhar, tentei fazer igual e embaralhei tudo de novo!!!rsrsrs!!!

vc poderia postar os algoritimos q vc usou??

valew!