FelipeCruz

Tutorial Pyraminx - Keyhole Method (oka youtube)

42 posts neste tópico

Bom galera, até que enfim concluí o tutorial.

Já tinha até um pessoalzinho aí esperando eu finalizar.

Esse é o metodo Keyhole pra resolver o pyraminx, um método intermediário.

No youtube ele é mais conhecido como Oka Method, mais é errado chamar assim, pois não é o método que o Yohei Oka usa. (apesar de ser muito parecido)

No video tentei explicar sem usar Formulas, tudo que se tem de formulas são baseadas em 2 movimentos notáveis.

#1: (L R L' R') e #2: (R' L R L')

Mas as fórmulas vão estar embaixo do video, meu conselho é que, não sigam as fórmulas, entendam o movimento delas (só tem 2 movimentos que sao os que citei -.-) e apliquem no angulo, do jeito que preferir, com a mão que preferir.

Isso é uma coisa que conta muito no speed para o pyraminx, pois todas as essas formulas são fáceis, e podem ser executas de diferentes angulos, sem a necessidade de girar o pyraminx. (No tutorial eu giro o pyraminx, mais é para facilitar o entendimento do caso)

O segundo video é alguns exemplos de solves para ilustrar melhor o método, qualquer coisa postem ai ou mandem mensagem que eu ajudo.

Tutorial:

Example Solves:

Editado por FelipeCruz
7 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo no diminutivo :P

E claro, ótimo tutorial, os exemplos ficaram meio corridos mas dá pra entender. Ótima qualidade também, tanto do som quanto do vídeo, muito bom mesmo, parabéns =)

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw ai Felipe, ficou muito top o vídeo ... muito bem filmado, o audio ficou legal , e acima de tudo .... bem claro o método e é mais fácil do que eu imaginava :P

Obs.: seus fingertricks no pyra são brutos hein :blink:

Editado por Eduardo Divino

Compartilhar este post

Link para o post

Bem legal Felipe, não conhecia o método.

Anotei aqui os algoritmos pra imprimir e treinar. Quem quiser:

(Eu sei, os algoritmos são fáceis, mas não peguei tudo de uma vez só assistindo o vídeo :P)

3ª Etapa: Terceira edge do bloco.

#1 Cores diferentes: (R' U' R U)

#2 Cores iguais: L (U R U' R')

#3 Peça no lugar trocada: (L R' L' R) (U' R U R')

4ª Etapa: Última camada.

#1 Uma peça de meio orientada:

CW: (R' L R L')

CCW: (L R' L' R)

#2 Todas as peças de meio orientadas:

CW: (L R' L' R) x (L R' L' R)

CCW: (R' L R L') x' (R' L R L')

#3 Orientar 2 peças:

(L R' L' R) x (R' L R L') ou

(L R' L' R) (U' R U R')

Que Pyraminx que você usa como principal? Teus fingertricks são bem rápidos, acho que se eu mexer no meu Pyraminx assim ele desmonta. :P

Editado por Rinaldo Pitzer Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

Que Pyraminx que você usa como principal? Teus fingertricks são bem rápidos, acho que se eu mexer no meu Pyraminx assim ele desmonta. :P

se eu não me engano é uma Pyraminx da Meffert's ( a minha é igualzinha :P )

Compartilhar este post

Link para o post

Eu Lembro no Camp o Felipe me ensinando Pyra, mas agora sim aprendi de verdade :D

Off: WTFingertricks em ?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu ae galera. ;)

Mais pra frente pretendo fazer um falando sobre forçar skips, e umas dicas mais avançadas pra complementar o metodo, e fingertricks também. ;)

Bem legal Felipe, não conhecia o método.

Anotei aqui os algoritmos pra imprimir e treinar. Quem quiser:

(Eu sei, os algoritmos são fáceis, mas não peguei tudo de uma vez só assistindo o vídeo :P)

É um mefferts, to tentando me adaptar a ele.

qual é o método avançado? Vc não sabe não?

Então..

O método básico, é o que a gente faz no pyraminx, quando não sabe nada!

Os metodos intermediário, resolvem ou uma face inteira (Metodos Layer First) OU um bloquinho inteiro (Top First), e depois temos algoritmos de permutação da ultima camada, q é o caso do LBL e do keyhole, respectivamente.

O metodo que o Odder usa, é WO (também é Top First), se não me engano pode ser considerado avançado. Pois diferencia na hora de montar o Top e os Centros, tem um algoritmo para cada caso dos centros.

Mas a grande sacada pra ter um método realmente avançado no pyraminx, e saber vários metodos difentes, e aplicar o ideal em cada solve, buscando skips e talz.

Post do Odder sobre métodos: http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?20494-Pyraminx-method-names

Editado por FelipeCruz

Compartilhar este post

Link para o post

parabens filho... vc so treina pyraminx praticamente ne ?

vi o seu movimento notavel ai..ja ouviu falar dos produtos notaveis ?? igualzinho a este movimento notavel q vc mostrou.como no produto notavel, vc pega e multiplica as coisas ne, sera q neste movimento notavel é possivel multiplicar tbm sendo q com outro alg ??

ex :

produto notavel : (a- b )( ao quadrado, q nao sei colocar ao quadrado ) ..

R- a ( quadrado) - 2ab + b ( quadrado )

entao, se ja viu o produto notavel sabe do q estou falando.. sera q da pra fazer isso com o movimento notavel e criar novos algs ??

Editado por PedroHw

Compartilhar este post

Link para o post

Mando bem no tutorial, achei bem didatico.

Eu faço por Oka e a diferença é so a questão da edge ali mesmo.

Esse seu Meffert's é o mesmo que o meu, o que ta achando curtiu ?

Mas a grande sacada pra ter um método realmente avançado no pyraminx, e saber vários metodos difentes, e aplicar o ideal em cada solve, buscando skips e talz.

Falou tudo ! Mas se fosse pra escolher um acho que seria o WO.

Editado por Wilrox

Compartilhar este post

Link para o post

parabens filho... vc so treina pyraminx praticamente ne ?

Antes eu tava na febre, treinando 2x2x2 e 3x3x3, eu tinha tempo todos dia né.

Depois comecei a treinar pyraminx, e comecei a estudar denovo, a trabalhar.. Agora quando me sobra um tempinho eu treino o pyraminx. e quando sobra um tempinho do tempinho que sobro eu treino 3x3x3.

shiusahushauisahui

Compartilhar este post

Link para o post

Tutorial muito bom!Eu sabia esse método pelo vídeo do erik mas em português é mais fácil de entender,colocando os algoritmos também é mais fácil de acompanhar.

Compartilhar este post

Link para o post

opa, eu editei meu post com uma coisa la.. da uma olhada

Compartilhar este post

Link para o post

vi o seu movimento notavel ai..ja ouviu falar dos produtos notaveis ?? igualzinho a este movimento notavel q vc mostrou.como no produto notavel, vc pega e multiplica as coisas ne, sera q neste movimento notavel é possivel multiplicar tbm sendo q com outro alg ??

ex :

produto notavel : (a- b )( ao quadrado, q nao sei colocar ao quadrado ) ..

R- a ( quadrado) - 2ab + b ( quadrado )

entao, se ja viu o produto notavel sabe do q estou falando.. sera q da pra fazer isso com o movimento notavel e criar novos algs ??

hsuhsauihsauhsauusiahusiasa agora se viajo geral!

Produtos Notáveis (são produtos que merecem a nossa atenção) o mesmo vale para os movimentos ai (apenas merecem a atençao).

Mas viajando com você, não seria possivel, pois numa multiplicação a ordem dos fatores não altera o produtos, e uma multiplicação entre formulas, essa regra não iria valer, pois os movimentos tem ordem para ser executados. Logo não daria certo pois a ordem dos fatores estaria alterando o produto. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

hsuhsauihsauhsauusiahusiasa agora se viajo geral!

Produtos Notáveis (são produtos que merecem a nossa atenção) o mesmo vale para os movimentos ai (apenas merecem a atençao).

Mas viajando com você, não seria possivel, pois numa multiplicação a ordem dos fatores não altera o produtos, e uma multiplicação entre formulas, essa regra não iria valer, pois os movimentos tem ordem para ser executados. Logo não daria certo pois a ordem dos fatores estaria alterando o produto. ;)

entao o motivo de eu ter viajado seria por conta da ordem dos fatores ne ? entao, se a ordem estevesse correta,seria possivel ?

Compartilhar este post

Link para o post

entao o motivo de eu ter viajado seria por conta da ordem dos fatores ne ? entao, se a ordem estevesse correta,seria possivel ?

viajado porque uma coisa não tem nada a vê com a outra! hsauihsauihsausa!!

É apenas uma modo de identificar o movimento, não da pra associar isso com matemática. (não dessa maneira)

Compartilhar este post

Link para o post

viajado porque uma coisa não tem nada a vê com a outra! hsauihsauihsausa!!

É apenas uma modo de identificar o movimento, não da pra associar isso com matemática. (não dessa maneira)

huahuahuahu saquei agora... de boa :D

Compartilhar este post

Link para o post

Ai fiz 1 avg agr felipe

com teu método ai...

19.73, 20.37, 19.85, 20.18, 12.45 sub 19 :P

N so 1 felipe da vida mais...

Parabéns pelo Tuto!

Compartilhar este post

Link para o post

O Oscar usa vários métodos para fazer a pyra, se ñ me engano que ele já falou isso uma vez, na época que pyra era tudo pra mim Oo

Bem legal o tuto mesmo. Mais LBL é bem bam tbm. O Kryzban usa esse método e fez a poucos dias sub-WR de média de 5 LOL.

Tua pyraminx da Meffert's tem uns probleminhas das tips sairem enquanto vc resolve ela ?! Testei as que o Bini deixou lá no camp e desisti dela pq praticamente a cada 2 segundos 1 tip saia Oo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Oscar usa vários métodos para fazer a pyra, se ñ me engano que ele já falou isso uma vez, na época que pyra era tudo pra mim Oo

Bem legal o tuto mesmo. Mais LBL é bem bam tbm. O Kryzban usa esse método e fez a poucos dias sub-WR de média de 5 LOL.

Tua pyraminx da Meffert's tem uns probleminhas das tips sairem enquanto vc resolve ela ?! Testei as que o Bini deixou lá no camp e desisti dela pq praticamente a cada 2 segundos 1 tip saia Oo.

Sim, ele usa vários métodos, mas sempre tem um principal né.

O oka também, usa uma mistura de metodos.

Eu ja vi médias sub5, acho que até ub4 com LBL.

Pra mim a diferença principal entre LBL e keyhole, é o modo de manusear. As fingertricks ficam mais faceis e tem menos giro no cubo.

A mefferts saia toda hora, ainda mais que eu seguro pela tip, dai o pyraminx voava longe! hsaiusha

Eu coloquei uns pedacinhos de papel pra dar uma pressão, agora não solta mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Vê lá no canal do Kryzban. Ele até fez un walktrought de 15 exemplos com LBl super fast.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu te amo ♥ (eu sei q foi gay). Brigadão ae

KKKKKKK eu ri alto...

Cubista pode ser romantico? :P

Editado por Guilherme Henrique
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Vê lá no canal do Kryzban. Ele até fez un walktrought de 15 exemplos com LBl super fast.

Eu vi uns tempos deles..absurdo!

Eu nunca fui com a cara do LBL, vo dar uma olhada nisso depois de ver os videos dele.

O jeito que ele faz a primeira camada é muito rapido e com muito poco movimento (uns 5~6 no maximo) oO

Cara, eu te amo ♥ (eu sei q foi gay). Brigadão ae

sahuisahuisasa

Qualquer coisa to ai.. (no bom sentido)!!

BRINKS!

Editado por FelipeCruz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora