Tutoriais » Pyraminx » Método Keyhole

Esse é um dos métodos mais comuns e mais simples para resolver o pyraminx.
É um método do tipo top-first, que resolve o topo da piramide primeiro e depois a base, como última camada.

Com esse método e muito treino, é possivell atingir tempos incriveis rapidamente, e fazer médias abaixo de 5 segundos.
Felipe da Cruz Bueno Um dos melhores do Brasil no pyraminx.


Método Keyhole Os videos a seguir mostra passa a passo do método keyhole para resolver o pyraminx.

Para tirar dúvidas sobre os passos ou qualquer coisa relacionada ao tutorial, recomendo que veja este tópico do fórum, aonde você lerá sobre dúvidas que outras pessoas tiveram, ou inclusive poder postar a sua. Os cubistas mais experientes do Brasil estão todo lá, e têm o maior prazer em ajudar os cubistas iniciantes.


Siga os videos a seguir:
Keyhole Passo a Passo
Dicas Como segurar
Resoluções Exemplos




Passo 1: Resolver um Bloquinho Essa parte é bem intuitiva, como se fosse a cruz do 3x3.

Você tem que resolver duas peças de meio (edges), em torno de um centro, de um dos topos do pyraminx, como mostra na figura ao lado.

Na maioria dos casos já vai ter pelo menos uma dessas peças pronta, então é só continuar naquele bloco e encaixar mais um edge ao lado.
Passo 2: Resolvendo os centros da última camada Depois de fazer nosso bloco, vamos segura-lo na nossa esquerda e em baixo.
Dessa maneira a nossa direita ficará o lado oposto do bloco que fizemos, que é a última camada a ser resolvida.

Usando o espaço destinado à terceira peça do bloco ( topo do pyraminx), vamos fazer movimentos de U e U' para jogar os centos da última camada para a direta, e movimentos de Rw e Rw' para jogar as pontas para cima e ajeitar.
Passo 3: Última peça do Bloquinho Agora basta resolver a última peça do nosso bloquinho, sem estragar os centros que fizemos na etapa anterior.
Nessa etapa temos 3 casos possíveis:

(R' U' R U)

L (U R 'U 'R)

(L R' L' R) (U' R U R')
Passo 4: Última Camada Finalmente, a última camada que é permutar/orientar as os 3 meios que sobraram. Temos 5 casos:

(R' L R L')

(L R' L' R)

(L R' L' R)z(L R' L' R)

(R' L' R L')z'(R' L R L')

(L R' L' R) (U' R U R')



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