Histórico e Informações

O cubo de Rubik (ou também chamado o cubo mágico) é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro, Erno Rubik em 1974 para ilustrar o conceito de simetria (precursor da Teoria de Grupos da matemática).

Erno Rubik
Ërno Rubik

Erno Rubik inspirou-se em quebra-cabeças já conhecidos para a criação do cubo mágico, como o Tangram. No início a idéia de criar um mecanismo para sustentar os cubos parecia impossível, devido à grande quantidade de movimentos existentes, mas Rubik acabou encontrando a solução enquanto observava o curso do Rio Danubio.

O primeiro cubo montado por Rubik foi feito em madeira e tinha os seis lados pintados com cores distintas, para que quando suas faces fossem giradas, uma melhor visualização dos movimentos realizados fosse obtida.

Primeiro cubo mágico
Primeiro protótipo do Cubo Mágico

Em 1978 o cubo começava a ser produzido sem incentivos. Mesmo sendo inicialmente rejeitado, um ano depois, atingira uma publicidade tal que se podia ver pessoas entretidas com seus cubos nos trens, restaurantes etc.

Originalmente foi chamado "o cubo mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para cubo de Rubik em 1980. Neste mesmo ano, ganhou o prêmio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres).

Em 1985 os direitos autorais sobre o cubo foram comprados por Seven Towns, que o relançou no mercado, obtendo muito sucesso. Atualmente Erno Rubik e Seven Towns trabalham próximos. Rubik está engajado a descobrir novos quebra-cabeças e continua sendo o principal beneficiado com sua invenção.

O cubo de Rubik é um cubo geralmente fabricado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes com um total de 54 peças, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, e de 4x4x4 a 7x7x7.

Erno Rubik
Cubos 2x2x2, 3x3x3, 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6 e 7x7x7

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 300 milhões de unidades vendidas desde os anos 80, bem como suas diferentes imitações.

O desejo de ver as seis faces do cubo organizadas atingia todas as idades e profissões. Foram lançados mais de 60 livros para ajudar tais pessoas. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial.

43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) é o número de combinações possíveis que podem ser obtidas no cubo mágico, o que demonstra como um simples brinquedo colorido pode ser tão complexo de ser resolvido.

Fontes de consulta: Speedcubing.com, Wikipédia