HISTÓRIA DO CUBO MÁGICO

Em 1974, um professor de Budapeste na Hungria, chamado Erno Rubik, queria ajudar seus alunos a entender problemas tridimensionais. Erno então desenvolve um uma peça de arte móvel para seus alunos em arquitetura. O cubo protótipo fez coisas q eu o mundo nunca tinha visto antes. Ele torceu e girou e ainda assim não quebrou. Adicionando 54 adesivos coloridos para os seus lados deu ao quebra-cabeça sua aparência icônica, surgindo assim o primeiro protótipo funcional do cubo mágico.

 

Erno precisou de mais de um mês para resolver seu próprio invento. Na época, ele não sabia que o seu “Cubo Mágico” – “Buvos Kocka” em húngaro – tomaria o mundo.

1975 – Erno Rubik patenteia o “Magic Cube” como um quebra-cabeça.

 

1977 – O “Cubo Mágico” é fabricado em pequenos lotes e tornou-se cada vez mais popular na Hungria durante o final dos anos 70. Erno Rubik percebeu o potencial de sua invenção. Ele procurou então feiras internacionais de brinquedos.

 

1979 – O “Cubo Mágico” foi demonstrado em uma variedade de feiras de brinquedos internacionais, incluindo Londres, Paris e Nova York. Em setembro de 1979, o quebra-cabeç foi descoberto em Nuremberg pelo especialista em brinquedos Tom Kremer, que pode ver imediatamente o potencial do cubo. A visão de Tom Kreme era comercializar e vendê-lo ao mundo, ele negocia e assina uma licença de distribuição mundial.

 

1980 – A paixão e a crença de Tom Kremer no cubo convenceram a Ideal Toy Company a distribuir o “Cubo Mágico”. Eles queriam uma mudança importante… um novo nome! O lançamento global do recém-nomeado Rubik’s Cube ocorreu em 1980 e o resto é história. Os cubos mais recentes tinham metade do peso dos modelos anteriores, tornando os tempos de resolução muito mais rápidos.

As vendas dos cubos em 1980 começaram modestamente, mas cresceram assim que a Ideal Toy Company lançou um campanha publicitária na televisão.

 1981 – O Rubik’s Cube se torna uma mania mundial e atinge milhões de vendas. Durante esse tempo o cubo ficou famoso por ser impossível de se resolver. Um menino de 12 anos, Patrick Bossert, lança um livro, “You Can Do The Cube”, que chega a vender mais de 1,5 milhões de cópias.

 

1982 – O primeiro campeonato mundial acontece em 1982, na cidade de Budapeste, Hungria, no dia 5 de junho. Minh Thai (EUA) foi o vencedor inaugural com o resultado de 22,95 segundos.
O Museu de Arte Moderna de Nova York seleciona o Rubik’s Cube para sua coleção permanente.

 

O Cubo Mágico vendeu milhões de unidades desde o seu lançamento e encantou gerações.

 

 

 

Fonte: rubiks.com